Como as experiências de vida desenvolvem seu filho
É por isso que memórias vivas de marcos e experiências criativas moldam a capacidade de seu filho de aprender
A partir do momento em que os bebês nascem, as experiências sensoriais começam a desempenhar um papel no desenvolvimento. Embora as experiências iniciais sejam amplamente centradas nessas informações sensoriais, o ambiente continua a exercer uma influência poderosa no comportamento ao longo da vida. A genética desempenha um papel importante no desenvolvimento, mas as experiências de vida são igualmente importantes.
Por exemplo, a genética pode influenciar como o cérebro de uma criança é conectado desde o nascimento, mas o aprendizado e os momentos marcantes irão literalmente moldar como o seu cérebro.
Algumas das teorias clássicas da psicologia enfocam a importância da experiência e como ela molda o comportamento e a personalidade. Três das principais teorias que descrevem e explicam como as crianças aprendem incluem:
Condicionamento clássico
Este tipo de aprendizado envolve fazer uma associação entre um estímulo e uma resposta. Mesmo que você tenha apenas um conhecimento superficial de psicologia, é provável que você já tenha ouvido falar dos cães de Pavlov. Em um experimento clássico, o fisiologista russo Ivan Pavlov descobriu que emparelhar repetidamente o som de um sino com a apresentação da comida fazia com que os cães associassem o próprio tom à comida. Uma vez que a associação foi formada, o som do sino sozinho poderia fazer os cães começarem a salivar antes de uma refeição. As crianças aprendem da mesma maneira, desenvolvendo associações entre as coisas em seu ambiente e as consequências potenciais. Por exemplo, um bebê pode rapidamente começar a associar a visão de uma mamadeira com o fato de ser alimentado.
Condicionamento operante
Quando você recompensa um comportamento, é provável que o mesmo comportamento ocorra novamente no futuro. Quando um comportamento é punido, é menos provável que ocorra novamente no futuro. Esses princípios fundamentam o conceito de condicionamento operante, um conjunto de técnicas de aprendizagem que utiliza reforço e punição para aumentar ou diminuir uma resposta. Por exemplo, quando uma criança é recompensada por limpar seu quarto, é mais provável que ela repita o mesmo comportamento mais tarde.
Aprendizagem por observação
Como você pode esperar, as crianças podem aprender muito simplesmente observando seus pais, colegas e irmãos. Até os comportamentos que observam na televisão, nos videogames e na Internet podem impactar seus próprios pensamentos e ações. Como o aprendizado por observação é tão poderoso, é importante garantir que as crianças observem o tipo certo de comportamento. Ao modelar bons comportamentos e respostas adequadas, os pais podem ter certeza de que seus filhos estão aprendendo a agir com responsabilidade.
Como as experiências de vida estimulam a aprendizagem
Uma pesquisa recente mostrou que a capacidade de uma criança de falar e descrever eventos atuais está diretamente ligada à sua capacidade de formar e recordar memórias. Por exemplo, quando seus filhos aprendem novos jogos ou habilidades, esse novo conhecimento é retido pela memória de trabalho ativa. É um processo em que as novas informações são misturadas e comparadas com as memórias anteriores. Quando as crianças passam para outra atividade, algumas dessas informações se tornam parte de sua memória de curto prazo. Novamente, nem toda memória de curto prazo será retida por longos períodos. As células cerebrais têm maior probabilidade de armazenar novas experiências se elas forem repetidas ou totalmente inesperadas.
Como a experiência molda o desenvolvimento infantil
Embora a cultura possa desempenhar um papel importante na forma como uma criança é criada, ainda é importante lembrar que é a interação de influências que dita como a criança se desenvolve. Genética, influências ambientais, estilos parentais, amigos, professores, escolas e a cultura em geral são apenas alguns dos principais fatores que se combinam de maneiras únicas para determinar como uma criança se desenvolve e a pessoa que um dia se tornará.